quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Crise Econômica

A atual crise econômica tem origens no sistema semi-liberal dos EUA. Notícias sobre isto são vastas, e o sistema (a queda dele) pode ser resumido da seguinte forma:

  1. O sistema é baseado na rotatividade do capital
  2. Para isto é necessário consumir
  3. O consumo gera empregos, que gera riqueza, que gera bens, que gera consumo, que gera emprego...
Bem, vamos supor que você tenha uma casa própria. Você quer ganhar dinheiro (quem não quer?) e percebe que os juros para financiamento da compra de uma casa está baixo (por medidas do governo). Então você toma dinheiro emprestado a baixos juros, e para cobrir parte do risco hipoteca a sua casa. Ou seja, você bota em risco a sua casa para comprar outra. E porque não? Os juros são baixos, então você conseguirá pagar e ter duas casas no final das contas.
Bem, agora você tem duas casas, mas mora em uma e quer dinheiro. Então você vende a sua casa extra, mais caro do que comprou, é claro. O resultado é uma bolha no mercado imobiliário (subprime, ou seja, empréstimos para compra imobiliária para pessoas de alto risco):

                                              Gráfico 1Ora, como as pessoas hipotecavam as casas delas ficava fácil inflar ainda mais esta bolha, levando as famílias a um grau de endividamente nunca dantes visto:

                                             Gráfico 2
Bem, com tanto dinheiro no mercado imobiliário, sendo os bancos os credores, e sendo estes "especialistas" em ganhar dinheiro, então porque não usar a dívida "a receber" em títulos que podem ser emitidos no mercado financeiro para receberem o dinheiro agora com promessa de pagamento futuro?
Bem, se você é um banqueiro e tem $10 para receber em 1 ano, morando nos EUA você pode fazer um título que vale $9 (90% do valor) e emitir no mercado. Assim um superavitário paga $9 pra você hoje e espera receber $9,1 no final do ano.
Mas você pode vender este título que vale $9 para um outro banco. Este outro banco pode emitir um título deste título, com 90% do valor.

Bem, aí o buraco vai ficando fundo...

O tempo passou, e como pode ser visto no gráfico 2 a dívida se tornou tão grande que o risco de se emprestar mais dinheiro ficou realmente grande. O que fazer? Restringir os empréstimos!

Desta forma o cidadão que estava esperando hipotecar mais uma casa para pagar a anterior não conseguiu fechar o contrato, e deu calote em diversos bancos a respeito de diversas casas. A solução seria, então, pegar a casa dele e vender, quitando a dívida. Mas os títulos emitidos ao mercado sobreram um "esticamento", e a hipoteca de $10 virou um título de $9, outro de $8,1, e outro de $7,79... Então agora a conta não pode mais ser paga. Dá-lhe crise.

Como os detentores destes papéis eram todo e qualquer tipo de investidor "arrojado", então toda a economia sofreu colapso.

Bem, os resultados são catastróficos e serão discutidos pouco a pouco.

2 comentários:

Neto disse...

Duas coisas não ficaram claras: aumento dos preços dos imóveis em decorrência da crescente demanda pelo crédito facilitado (por isso se venda a casa antiga mais caro), e a queda do preço dos imóveis pela falta de crédito e consequênte baixa na demanda, o que fez os títulos perderem lastro.
Você entende que esses fatores são determinantes, não?

André Gomes da Silva - 'Scientist' disse...

Achei que eu tinha deixado isto claro. Este post foi apenas uma introdução para os outros, e o fiz com certa pressa. Tomarei mais cuidado da próxima vez!
Obrigado!