quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Crise Financeira no Brasil

Inicialmente nosso querido e "sensato" presidente disse que teríamos uma "marolinha" no lugar de uma crise, e que se fosse no passado teria sido um "Tsunami". Bem, mas levemos em consideração que "até" o Ben Bernanke, presidente do FED, subestimou a situação: 

Washington Post Staff Writer
Thursday, October 27, 2005; Page D01

"Ben S. Bernanke does not think the national housing boom is a bubble that is about to burst, he indicated to Congress last week, just a few days before President Bush nominated him to become the next chairman of the Federal Reserve"

O fato é que o Tsunami chegou.
Os impactos começaram sobre o câmbio, com o fortalecimento do dólar (que será discutido em breve) - vide cotação do dólar no final desta página -, e agora atinge o crescimento econômico brasileiro, que teve as estimativas reduzidas drasticamente:

PIB do Brasil pode crescer só 0,5% em 2009 em cenário pessimista, diz ONU
"(...)Num cenário otimista, o crescimento brasileiro seria de 3% em 2009, segundo o relatório. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reviu a previsão de crescimento da economia brasileira para o ano que vem de 6% para 4%.(...)"

Agora temos ameaça de falência de grandes empresas no ramo automobilístico, com uma tentativa de reânimo por parte do governo. Hoje a Vale anunciou demissões e férias coletivas, e anteriormente já havia anunciado redução na produção.

Bem, hoje sabemos que a crise está aqui.

O intuito deste blog não é reproduzir notícias já vinculadas no setor econômico, portanto paro por aqui.
O resultado futuro é que nos interessa, além das medidas que poderíamos tomar para nos antecipar. Este será o tema dos próximos posts.

Resumo das medidas tomadas pelo Brasil feita pela Folha de São Paulo:

Nenhum comentário: